Powered By Blogger

domingo, 24 de novembro de 2013

Laminário permanente - Anatomia da Flor


Pratica 12

1. Introdução

 Antera é a porção terminal do estame das flores. São sacos revestidos internamente por tecido esporogênico, onde são produzidos os grãos de pólen. As anteras podem ser formadas por uma ou duas tecas, ou compartimentos, divididos internamente em dois lóculos ou lojas, onde o pólen é armazenado. Nos casos de anteras com duas tecas, estas tecas são unidas entre si e ao filete por um conectivo, tecido semelhante ao do filete. A inserção da antera no filete pode ser dorsal, ventral ou basal.
 Em botânica, o ovário é uma parte do gineceu, que contém os óvulos a asserem fecundados, constituindo a sua parte inferior. O ovário é formado por uma ou mais folhas modificadas que recebem o nome de carpelos que representem os macroporófilos, que poderão ser livres ou fundidos. dentro do ovário há uma ou mais cavidades denominadas 'lóculos' que contem os óvulos em espera para serem fecundados e assim transformarem-se em sementes; o ovário esta destinado a transformar-se em fruto.

2. Objetivo

 Reconhecer os diferentes tipos de estruturas florais nos espécimes vegetais do laminário botânico permanente da instituição.

3. Material


  • 01 Microscópio óptico
  • 05 Lâminas de casa caixa do laminário de botânica
  • 01 Microscópio trinocular acoplado a TV
4. Métodos

  1. Acompanhar a leitura das lâminas através do roteiro de aulas praticas, sendo:
Divisão Angiosperma

Classe Lilipsida ( monocotiledôneas )

15B - Liliaceae - antera (H) - Lilium candidum - Corte transversal 

14B - Liliaceae - ovário (H) - Lilium candidum - Corte transversal

Classe Magnoliopsida ( eudicotiledôneas )

45B - Asclepidaceae - polínea (N) - Asclepias curassavica

18B - Rutaceae - estrutura com grão de polén (H) - Citrus sp. - Corte longitudinal

42B - Ericaceae - ovário de eudicotiledônea (H) - Rhododendron indicum - Corte transversal


 2. Desenhar ou fotografar com o auxilio de uma câmera ou celular, nas objetivas 4x, 10x e 40x

 3. Nomear todas as estruturas anatômicas (tecidos vegetais) nas ilustrações ou fotografias.


Fonte: Manual de aulas praticas em farmacobotânica;

18 comentários:

  1. Nesta aula vimos que dentro do ovário existe os "lóculos" que contem os óvulos em espera para serem fecundados e assim transformarem-se em sementes,o ovário está destinado a transformar-se em fruto!!

    ResponderExcluir
  2. Vizualizamos nesta aula em cortes transversais e longitudinais em laminas partes da antera e ovarios. Lamina 15b vimos a antera, que sao graos de polem estrutura masculina.Alamina 14b vimos quantos carpelo tem o ovario (3 carpelos 'ovário tricarpelar'). Lamina 45b polinea. Lamina 18b grão de polem especifica do genero citrus,ovário de uma eudicotiledonia. Lamina 42b carpelos amarelos na lateral sao as oosferas,e roxo a placenta.Identificamos com mais clareza essas partes da flor, visto que na aula anterior vimos a flor completa!

    ResponderExcluir
  3. As anteras absorveem o pólen enquanto este amadurece em seu interior. No momento da maturação, as anteras precisam abrir-se para a liberação dos grãos, e a abertura pode ocorrer de diferentes maneiras.

    ResponderExcluir
  4. Nas lâminas de corte transversal da Classe Lilipsida (monocotiledôneas) foi possível observar a estrutura sexual masculina com presença de grão de pólen na aste (estilete) e a estrutura sexual feminina com presença de duas oosferas em cada carpelo.
    Nas lâminas de corte longitudinal da Classe Magnoliopsida (eudicotiledôneas) observou- se pequenos grãos de pólen ramificados, identificou- se também cinco carpelos com dez lóbulos ( divisões).

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Anatomia da flor
    nessa aula aprendemos a reconhecer os diferentes tipos florais.
    Divisão Angiosperma
    15-B Antera grão de polén- corte transversal
    estrutura sexual da flor do lírio
    14-B Estrutura do ovário da monocotiledônea( ovário tricarpelar )
    O ovário e um a estrutura sexual feminina que possui três carpelos e em cada carpelo possui duas oosferas.
    45-B Polínea de Asclepiadaceae
    as políneas são agrupamentos de grãos de polén , disseminados em conjuntos nas famílias asclepiadaceae e orchirdaceae.
    Asclepias curassavica é uma flor e dentro da polínea ,não possui nome popular.
    observamos uns pontinhos escuros dentro da polinea que são os grãos de polen.
    18-B Rutaceae- estrutura com grão de polen do gênero citrus
    observamos a parte externa do estigma é formada de inúmeras papilas, que secretam mucilagem.
    42-B Ericaceae- ovário de eudicotiledônea
    o ovário e formado por 5 carpelos e cada divisão do carpelo possuem 2 lóculos, possuem placenta e oosferas.

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  7. Nesta aula reconhecemos os diferentes tipos de estruturas florais através de algumas laminas.

    classe Lilipsida ( monocotiledonea)

    15 B- Nessa lamina estamos vendo a antera em corte transversal, e também vimos os grãos de polen.

    14 B- Vimos o ovários que é a estrutura sexual feminina e la dentro vimos as oosferas. e ela é TRICARPELAR, ou seja, possui 3 carpelos e em cada carpelo possui 2 oosferas.

    classe Magnoliopsida (eudicotiledoneas).

    45 B- Nesta lamina vimos os grãos de polen dentro das políneas.

    18 B- É uma estrutura com grao de polen do genero citrus, em que seus graos de polen é bem ramificado.

    42 B- Identificamos a quantidade de carpelo,em que cada divisao do carpelo é chamado de lobulo.( cada carpelo possui 2 lobulos)

    Ass: Fabricia de Campos Menezes

    ResponderExcluir
  8. Nesta aula prática de anatomia da flor visualizamos as lâminas 14 B que é o ovário em corte transversal, lâmina 45 B asclepidaceae polinea, lâmina 18 B rutaceae em corte longitudinal e na lâmina 42 B ericaceae ovário de eudicotiledôneas em corte transversal. E aprendemos também que a antera e a porção terminal do estame das flores, e as anteras podem ser formadas por por uma ou duas tecas.

    ResponderExcluir
  9. Nesta aula prática visualizamos a anatomia da flor.Vimos o laminário:15B família liliaceae a epiderme,constituída de células pequenas,irregulares na forma e tamanho.
    A lâmina 45 Bfamília asclepidaceae apresentam forma típica

    ResponderExcluir
  10. Nesta aula vimos que antera são sacos revestidos por tecido esporogênico, onde são produzidos os grãos de pólen, que o ovário é formado por uma ou mais folhas modificadas e que dentro do ovário há uma ou mais cavidades denominadas 'lóculos' que contem os óvulos em espera para serem fecundados.

    ResponderExcluir
  11. Nesta aula vimos que a flor e o aparelho dos vegetais mais evoluidos( gimnospermas e angiospermas). Que tem a função de reproduçao permitindo que essas plantas perpetuem suas especies

    ResponderExcluir
  12. Anatomia da flor

    O objetivo é observar a antera e ovário nas gimnosperma e angiosperma.

    Classe Lilipsida (monocotiledônias):
    Lâmina 15 B: Grãos de pólen nas anteras (estrutura sexual masculina das plantas).
    Lâmina 14 B: Tricarpelar (3 carpelos), e em cada carpelo tem 2 óvulos.

    Classe Magnoliopsida (eudicotiledôneas):
    Lâmina 45 B: Grãos de pólen escuros dentro das políneas.
    Lâmina 18 B: Grãos de pólen pequenos do gênero citrus.
    Lâmina 42 B: O ovário é formado por 5 carpelos, lóbulo, oosfera e placentas cor roxa.

    ResponderExcluir
  13. Nesta aula vimos as estruturas masculinas que são as anteras e as estruturas femininas que são os ovários e ambas no corte transversal nas lâminas 15b e 14b respectivamente . Vimos também os grãos de pólen nas políneas.

    Cada divisão do carpelo é chamado de lóculo, dentro desses lóculos contém os óvulos em espera para serem fecundados e assim transformarem-se em sementes, e em destaque a lâmina 42b, a Rhododendron indicum, onde ela possui 5 carpelos, logo, 10 lóculos.

    ResponderExcluir
  14. Na aula pratica de numero 12.laminário permanente-anatomia da flor, estudamos sobre as anteras, que podem ser formadas por um ou dois compartimentos, divididos internamente em dois lóculos onde polén é armazenado. Nessa aula, observamos algumas laminas com as estruturas das anteras.
    Na lamina 15B- Liliaceae-antera, tinha uma corte transversal, onde pudemos observar, que dentro das anteras ficam o grão de polén.
    Na lamina 14B- Tinha um corte transversal da liliaceae, onde observamos a estrutura sexual feminina, e identificar as oosferas que ficam dentro do ovário.
    Na lamina 45B- Asclepidacea-polinea, observamos suas estruturas, que parecem com duas pétalas, e dentro dela esta armazenado o grão de polén.

    ResponderExcluir
  15. além de tudo que já foi dito o polem e de grande importância inclusive Na família Poaceae, por exemplo, os grãos de pólen das diversas espécies não podem distinguir-se morfologicamente entre si. Na verdade, esta é considerada um exemplo típico de uma família estenopolínica, ou seja, que apresenta uma baixa diversidade polínica. Apenas o pólen dos cereais mostra algumas diferenças tendenciais em relação ao das gramíneas selvagens, como sejam um tamanho maior e poros e respectivos opérculos com dimensões superiores, sendo estas as características polínicas mais variáveis apresentadas por esta família.

    ResponderExcluir
  16. Na ultima aula,continuando a anatomia foliar notamos a presença de grãos de pólen na antera(masculino) e no ovário(feminino) ás oosferas

    ResponderExcluir
  17. Na aula 12 vimos Classe Lilipsida (monocotiledôneas) - grão de pólen, antera e o ovário, estrutura feminina, presença de oosfera onde é tricarpelar pois tem três áreas distintas, cada um é um carpelo e em cada carpelo possui duas oosferas. Vimos também Casse Magnoliopsida (eudicotiledôneas) - onde vimos polínea (estruturas escuras que são os grãos dentro do pólen) e que cada divisão do carpelo é chamada de lóbuo.
    Na lâmina 42B observamos placenta e oosfera que no microscópio são estruturas roxeadas.

    Franciele S. Ribeiro

    ResponderExcluir
  18. Nesta prática 12 observamos várias lâminas e aprendemos que a antera é a porção terminal do estame das flores.


    Thais Gabriele Nunes Pereira!

    ResponderExcluir