Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cortes a mão livre e substâncias ergásticas

Prática 04 

1. Introdução

    Para a observação microscópica em microscopia óptica é indispensável que o material a ser observado seja suficientemente fino e transparente. Isto significa que o material deve ser cortado e posteriormente, clarificado, podendo ser, a seguir, corado ou não.

2. Objetivo

    Preparar o material vegetal de acordo com as técnicas de cortes a mão livre, montagem e coloração/descoloração histológica vegetal para microscopia óptica.

3. Material

 - 01 Lâminas de barbear (gilete);
 - 03 Placas de Petri;
 - 10 Lâminas de microscopia (limpas e secas);
 - 10 Lamínulas de microscopia (limpas e secas);
 - 01 mL corante Lugol;
 - 10 mL de água destilada (pisseta);
 - 01 Microscópios ópticos;
 - 01 Batata-inglesa;
 - 01 Caule de Coroa-de-Cristo;
 - 01 Folha de Purpurina.

4. Métodos

  •   Com a lâmina de barbear fizemos cortes transversais, paradérmicos, longitudinais radiais e tangenciais e colocar nas Placas de Petri contendo água destilada;
  •   Escolhermos os melhores cortes (finos e transparentes) com o auxílio do pincel (uso pessoal);
  •   Colocamos sobre a lâmina, corar ou descorar, cobrir com a lamínula e observamos ao microscópio óptico;
  •  Raspamos na batata inglesa, na folha de Purpurina e no látex da Coroa-de-cristouma gota de material e espalhar sobre a lâmina, corar com lugol e observamos ao microscópio óptico;

 Foto 1: Retirada do caule da batata-inglesa.

 Foto 2: Observado pela objetiva de 40x, a batata-inglesa.

Foto 3: Corte da Coroa de cristo.

Foto 4: Observado na objetiva de 40x.

Foto 5: Purpurina.

 Foto 6

Foto 6 e 7: Purpurina 

Foto 8: Corte paradérmicos da purpurina.

Foto 9: Observado pela objetiva de 40x.

5. Conclusão

      Estando todos mais familiarizados com a utilização do microscópio e sua focalização, podemos observar as diferentes formas de estruturas dos materiais utilizados, podendo assimco as lentes aumentadas perceber como são distintas e interessantes.


Fonte: abcdafarmacobotanica.blogspot.com.br

Microscopia

Prática 03

1. Introdução

  O microscópio é um instrumento que permite a observação de pequenos seres ou estruturas não perceptíveis a olho nu. Há vários tipos de microscópio: Simples ou lupa, ampliação até 600 x; Óptico ou composto, ampliação até 2000 x; Eletrônico, ampliação até 2.000.000 x entre outros. O microscópio mais usado nos laboratórios é o óptico. Ele consta, basicamente, de uma parte mecânica, uma parte óptica e um sistema de iluminação.

    O microscópio de Leeuwenhoek é considerado um microscópio simples, pois é constituído por uma única lente. Robert Hooke desenvolveu um modelo de microscópio com duas lentes ajustadas a um tubo de metal, como o que havia sido inventado por Janssen. Por ser constituído por duas lentes, esse aparelho ficou conhecido como microscópio composto.

2. Objetivo

    Conhecer as estruturas do microscópio óptico e aplicar estes conhecimentos as necessidades da disciplina,pesquisa e extensão.


3. Material e Métodos

 - 01 Microscópio óptico;
 - 01 Lâmina;
 - 01 Lamínula;
 - 1 ml de óleo de imersão;      
 - 01 Pipeta de Paster;
 - 01 Fio de cabelo;

3.1 Posição fundamental do Microscópio

   É fundamental, antes de utilizar o microscópio e após o uso, deixar o microscópio com a mesa abaixada ao máximo e a objetiva 4 alinhada, a lâmpada tem que está desligada em of antes de desligar na tomada e o fio do microscópio tem que está enrolado sobre ele.


Foto 1

Foto 2: Maneira correta de como guardar o microscópio.

Foto 3: Óleo para se usar na lamina na objetiva de 100x

Foto 4: Fio de cabelo, objetiva de 10x

4. Resultados e Discussão

   A principio foi apresentado o microscópio e suas partes; após a apresentação do microscópio, colocou-se a lamina sobre a platina e fixou-se a lamina com as presilhas de 'charriot'. Em seguida, colocou-se uma das vistas sobre as lentes oculares abaixando vagarosamente a platina movimentando o parafuso macrométrico até atingir com nitidez. Depois se usou o micrométrico para obter maior nitidez.
   O microscópio é um aparelho técnico de precisão óptica utilizado para observação e reconhecimento de estruturas, muitas delas com dimensões de milésimas de milímetro (micrometros). O microscópio óptico, é o tipo mais comum de microscópio, além de contém várias partes com funções específicas.

Foto 5: Partes do microscópio. ( Foto da internet )

5. Conclusão

      Observou-se o microscópio, suas estruturas e suas respectivas funções, aprendendo a manuseá-lo. 
A ciência é então uma atividade que está em constante mutação e evolução e que depende primordialmente da tecnologia. Existe uma inter-relação entre evolução tecnológica e evolução do conhecimento cientifico.

Fonte: abcdafarmacobotanica.blogspot.com.br