Prática 04
1. Introdução
Para a observação microscópica em microscopia óptica é indispensável que o material a ser observado seja suficientemente fino e transparente. Isto significa que o material deve ser cortado e posteriormente, clarificado, podendo ser, a seguir, corado ou não.
2. Objetivo
3. Material
- 03 Placas de Petri;
- 10 Lâminas de microscopia (limpas e secas);
- 10 Lamínulas de microscopia (limpas e secas);
- 01 mL corante Lugol;
- 10 mL de água destilada (pisseta);
- 01 Microscópios ópticos;
- 01 Batata-inglesa;
- 01 Caule de Coroa-de-Cristo;
- 01 Folha de Purpurina.
4. Métodos
- Com a lâmina de barbear fizemos cortes transversais, paradérmicos, longitudinais radiais e tangenciais e colocar nas Placas de Petri contendo água destilada;
- Escolhermos os melhores cortes (finos e transparentes) com o auxílio do pincel (uso pessoal);
- Colocamos sobre a lâmina, corar ou descorar, cobrir com a lamínula e observamos ao microscópio óptico;
- Raspamos na batata inglesa, na folha de Purpurina e no látex da Coroa-de-cristouma gota de material e espalhar sobre a lâmina, corar com lugol e observamos ao microscópio óptico;
Foto 1: Retirada do caule da batata-inglesa.
Foto 2: Observado pela objetiva de 40x, a batata-inglesa.
Foto 3: Corte da Coroa de cristo.
Foto 4: Observado na objetiva de 40x.
Foto 5: Purpurina.
Foto 6
Foto 6 e 7: Purpurina
Foto 8: Corte paradérmicos da purpurina.
Foto 9: Observado pela objetiva de 40x.
5. Conclusão
Estando todos mais familiarizados com a utilização do microscópio e sua focalização, podemos observar as diferentes formas de estruturas dos materiais utilizados, podendo assimco as lentes aumentadas perceber como são distintas e interessantes.
Fonte: abcdafarmacobotanica.blogspot.com.br
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ResponderExcluirNesta aula observamos o caule da batata inglesa,a folha coroa de cristo,e a purpurina.Quando focalizamos no microscópio percebemos nitidamente as suas estruturas .Assim conhecemos e entendemos mais o microscópio.
ResponderExcluirVimos no microscópio as camadas das folhas e suas estruturas. E no caso a batata-inglesa, que é um caule, vimos como é sua estrutura.
ResponderExcluirUtilizando o microscópio, observamos:
ResponderExcluir_ Os grãos de amido da batata inglesa.
_ Os grãos de amido diferenciado contidos na folha coroa de cristo, que por serem menores a mais difícil de serem visualizado utilizamos corante.
_ observamos também Ráfides, muito parecidos a cristais bem finos.
Todas essas substâncias analisadas são chamadas de Substâncias Ergásticas.
Observamos no microscópio Estômatos, constituído pela célula guarda (que contém cloroplasto), células subsidiárias (paralelas às células guarda).
ResponderExcluirnessa aula utilizamos o caule da batata-inglesa e a folha da coroa-de-cristo, onde observamos os grão de amido, fizemos um corte paralelo a epiderme e vimos os estômatos e na folha de purpurina visualizamos os ráfides.
ResponderExcluirJá mais familiarizados com o microscópio, observamos nesta aula através dele, o caule da batata inglesa e a folha da coroa de Cristo, logo após fizemos um corte transversal, em que observamos os grãos de amido da batata, porém conclui que os grãos de amido presente na folha de coroa eram menores do que da batata e isso dificultava a visualização do grão.e por essa razão foi necessário a utilização de corantes para melhor visualizar o grão. Também observarmos os estômatos e os rafides.
ResponderExcluirAss: Fabricia de Campos Menezes
Como vimos as substâncias ergásticas são o produto de reserva ou o resultado de atividade celular. Dentre as mais importantes podemos citar: celulose, amido, proteínas,gorduras, taninos e cristais.
ResponderExcluirPara observarmos as células é preciso o uso de um microscópio, e nesta aula já bastante familiarizado com ele, podemos examinar as substancias ergásticas, como por exemplo o amido ( na batata-inglesa) os ráfides ( na purpurina), este ultimo é bastante parecido com cristais bem finos.
Mateus E. S. Lidório.
Pra que haja precisão dos corte à mão livre, é necessário a utilização de lâminas de barbear novas. A lâmina deve deslizar suavemente sobre o material para que se obtenham cortes finos e transparentes.
ResponderExcluirSobre as substâcias ergásticas, o amido se apresenta em forma de grãos , podendo-se notar também o hilo (ponto inicial de formação).
Nessa aula aprendamos que para visuarlizamos algumas substancias denominadas ergasticas devemos fazer diferentes tipos de cortes como transversais , paradermicos , longitudinais , e tangenciais...Na batata utilizamos cortes transversais e ai podemos observar os amidos presente na batata , ja na purpurina utilizamos o corte paradermico e observamos as suas rafides e utilizamos o corte transversal na coroa de cristo e podemos visualizar o seus amidos que eram menores em relação aos amidos da batata...
ResponderExcluirNa aula de cortes a mão livre e substancias ergásticas, observamos os cortes da batata inglesa, a folha coroa de cristo e a purpurina. Atraves desses cortes, estudamos e identificamos suas estruturas.
ResponderExcluirUtilizamos o caule da batata, a folha coroa de cristo,e a purpurina para focalizar no microscópio as suas estruturas,na batata utilizamos cortes transversais para podermos observar os amidos presente na batata.Também observarmos os estômatos e os rafides.
ResponderExcluirFizemos cortes no caule da batata ,na parede celular da coroa de cristo na purpurina para vermos as substancias ergásticas(produto do metabolismo celular) amido,cristais etc. entendendo que o amido e a principal substância de reservadas plantas.
ResponderExcluirIdentificamos a substância ergástica da batata inglesa, coroa de cristo e purpurina. Aprendemos a fazer cortes transversais , paradermicos , longitudinais radiais e tangenciais que é preciso que o corte deixe a estrutura quase transparente.
ResponderExcluirNessa prática podemos observar a batata inglesa e a coroa de cristo, nas duas fizemos corte transversal onde observamos os grãos de amido, sendo que os grãos de amido da batata são maiores do que a coroa de cristo.
ResponderExcluirAprendemos e confeccionamos lâminas. Agora sabemos que para fazer uma lâmina bem feita os cortes devem ser finos quase transparentes para que suas estruturas se mantenham o mais visível possível.
Franciele Santos Ribeiro.
Além de termos indentificado as estruturas da batata inglesa , percebemos diferenças entre uma estrutura e outra , aprendemos que existem coisas além do nosso conhecimento , aprendemos também como lidar com situações importantes e saber mais um pouco das estruras , muito legal!
ResponderExcluirDayane Entreportes Borges Monçaõ
Observamos a batata inglesa, coroa de cristo e purpurina para que possamos ver as subistancias ergásticas.Aprendemos a fazer cortes transversais, paradermicos,longitudinais para observarmos os graos de amidos presentes na batata e na coroa de cristo.
ResponderExcluirObservamos o caule da batata inglesa e a folha da coroa de Cristo, logo após fizemos um corte transversal, em que observamos os grãos de amido da batata,foi preciso o uso do corante para ver o amido da coroa de cristo pois estes eram bem menores.
ResponderExcluirNesta aula prática visualizamos o caule da batata inglesa e a coroa de cristo e com a lâmina de barbear fizemos cortes transversais ,paradérmicos e longitudinais
ResponderExcluirverificamos as partes da batata inglesa,coroa de cristo e purpurina observamos as substancias ergásticas,e aprendemos fazer os cortes longitudinal,transversal,sendo eles finos para observarmos suas estruturas de forma correta ,e mante-las
ResponderExcluirnessa aula pratica analisamos o caule da batata, com o uso corante para observa,o amido,dela .
ResponderExcluirNesta aula identificamos na microscópia: O caule da batata- inglesa que tem hilo e grão de amido. Na coroa- de - cristo tem o grão de amido .Na purpurina tem Ráfides e no corte paradérmico tem celulas subsidiárias, estômagos que são conjuntos de células, localizadas na transpiração e troca gasosa,estamos identicando as laminas e aprendendo a fazer os cortes transversais e longitudinais com lamias de barbear pois sao cortadas bem finas.
ResponderExcluirSubstancias ergasticas são substancias produzidas pelas plantas que servem de reserva energética ou ate mesmo serem descartadas as principais são: os cristais, gorduras o amido, óleos, proteínas e o tanino, assim por diate
ResponderExcluirPortanto glúten é uma proteína ergástica amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido.
Aprendemos hj a identificar a batata inglesa, a coroa de cristo, e purpurina no microscopio e fazer os cortes transversais, longitudinais e paradérmico com uma lâmina de barbear.
ResponderExcluirIara Maria Lopes
essa aula teve como objetivo olhar o material vegetal sendo suficientemente fino e transparente como a retirada do caule da batata inglesa que foi observada na objetiva de 40,assim,ficando sabendo das diferentes formas de estruturas dos materiais utilizados com uma lâmina de barbear.
ResponderExcluirobservando no microscópio cortes em algumas substancias
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