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quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Anatomia da flor - estruturas florais



Pratica 11

1. Introdução

 A flor é a estrutura reprodutora característica das plantas denominadas espermatófitas ou fanerogâmicas. A função de uma flor é a de produzir sementes através da reprodução sexuada. Para as plantas, as sementes representam o embrião, que irá germinar quando entrar em contato com um substrato propicio; as sementes são o principal meio através do qual as espécies de angiospermas e gimnospermas se perpetuam e se propagam. Todas as espermatófitas possuem flores que produzirão sementes, mas a organização interna da flor é muito diferente nos dois principais grupos de espermatófitas: gimnospermas e angiospermas. As gimnospermas podem possuir flores que se reinem em estróbilos, ou a mesma flor pode ser um estróbilo de folhas férteis. Por sua vez, uma flor típica de angiosperma é composta por quatro tipos de folhas modificadas, tanto estrutural como fisionomicamente, para produzir e proteger os gametas: sépalas, pétalas, estames e carpelo. Nas angiospermas, a flor dá origem, após a fertilização e por transformações de algumas das suas partes, a um fruto que contem as semente.

2. Objetivo

 Reconhecer os diferente tipos de estruturas florais no Hibiscus sp. e transpor este conhecimento para as demais angiospermas.

3. Material

  • 01 Flor de Hibiscus sp.;
  • 01 Pinça ou pincel;
  • 01 Microscópio óptico;
  • 01 Esteromicroscópio ou lupa;
  • 01 Gota de água;
  • 01 Lâmina de barbear;
  • 01 Lâmina;
  • 01 Lamínula;
  • 01 Microscópio trinocular acoplado a TV;

4. Métodos 

  • Identificamos na flor de  Hibiscus sp as anteras e com o auxilio da pinça ou pincel recolhemos alguns grãos de pólen;
  • Espalhamos cuidadosamente pela lâmina, gotejamos a agua e cubrimos com a lamínula;
  • Fotografamos com o auxilio de uma câmera digital nas devidas objetivas;
  • Com a lâmina de barbear fizemos um corte longitudinal na base da flor realçando as estruturas internas da mesma;
  • Observamos esta mesma estrutura no estereomicroscópio;
  • Nomeamos todas as estruturas anatômicas externas e internas nas fotografias;


Flor de hibiscos sp., mais conhecida como graxa de estudante ou bico de princesa ou ibisco.

Corte Longitudinal

No microscópio, 40x - Grãos de Polém

Antera

Carpelo

Ovário

Fonte: Manual de aulas práticas em Farmacobotânica





28 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Na flor de hibiscos sp., se encontra mais estruturas masculinas que femininas. As bolinhas amarelas são os grãos de pólen (as células masculinas, as anteras).
    E fazendo um corte Longitudinal, conseguimos ver os ovários. E nas regiões mais amarelas se encontram as oosferas, e se localizam nos ovários. A oosfera, quando fecundada pelo pólen da origem a semente.

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  3. Analisando a flor hibiscos podemos enxergar algumas estruturas , sendo umas delas o pólen que é fecunda a antera dando origem a semente, formando assim o fruto fazendo a função de uma flor. A antera é os espermatozoides do , sendo assim a carpelo a parte feminina da flor. Através do corte longitudinal fica mais visível o ovário.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Nesta aula estudamos as partes da flor como Estigma,Estilete,Sépalas,Estipulas,Pendúculo,Ovário,Petálas,Estames. Vizulalizamos no microscopico os grãos de polem que sao celulas masculinas, e o corte longitudinal do ovario onde estao as oosferas, que formam as sementes quando fecundada

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  6. Nesta aula,através da flor de hibiscus percebemos as suas estruturas femininas denominadas como carpelo e as estruturas masculinas denominados como antera.Percebe-se que existe mais estruturas masculinas do que feminas na flor de hibiscus.

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  7. Nesta aula visualizamos a flor de Hibiscus é exuberante .VImos parte feminina e a masculina,com cerca de 300 espécies, .o cultivo,tanto ornamental como econômico,está disseminado nas regiões subtropicais e tropicais.

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  8. nossa essa aula foi muito bacana vimos a estrutura da flor , muito interessante a importância da estrutura masculina na flor , o que me chamou atenção a o que eu não sabia que existia achei muito produtiva a aula . Dayane Entreportes Borges Monção

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  9. As anteras são órgãos onde é produzido o pólen, que contém os gametas masculinos, os carpelos fazem parte dos órgão femininos da flor, e é uma peça dotada de uma superfície viscosa receptora de pólen (estigma).No interior do ovário se encontra, a oosfera que ao ser fecundada pelo pólen, originará as sementes.

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  10. Analisamos a anatômia da flor nesta aula, na parte superior da flor foi observado a carpelo que é a parte feminina da planta, mais abaixo é encontrado as anteras onde são produzidos o pólen que é o gameta masculino, e na base da flor fazendo um corte longitudinal é observado o ovário dessa flor que contem as oosferas.

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  11. conseguimos analisar a anatomia das flores e suas estruturas a flor e uma estrutura reprodutora possuicarpelo ,anteras e o mais legal foi quando conseguimos visualisar o ovario que possui oosfera que ao ser fecundado origina-se as sementes.

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  12. Nesta aula observamos a anatomia da flor e analisamos suas estruturas florais. A partir desta analise concluímos que a flor possui em sua estrutura a parte feminina chamada de carpelo e a parte masculina chamada de Antero; no Antero é produzido os gametas masculinos chamados de GRÃOS DE PÓLEN.
    Logo em seguinte coletamos uma flor e tiramos o cálice e fizemos um corte longitudinal para observar o ovário e posteriormente levamos ate o microscópio para observarmos as oosferas, AS OOSFERAS JUNTAMENTE COM O NÚCLEO DO PÓLEN DA ORIGEM AS SEMENTES através da reprodução sexuada.

    Também vale ressaltar que as estruturas femininas estão localizadas acima da masculina, pois o objetivo é para elas receberem o pólen de outras plantas, porem elas podem receber o pólen delas mesma e se auto fecundar, mas é preferível receber o pólen de outras plantas para haver maior VARIABILIDADE GENÉTICA.

    ass: Fabricia de Campos Menezes

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  13. Na aula pratica 11, sobre estruturas florais, pode-se observar as diferentes estruturas de uma flor, como o grão de polén, carpelo, antera, o ovário, dentre outras.
    Nesta aula pode-se aprender que a oosfera + núcleo do polén, da origem a semente, e que a formação do fruto se da no ovário da flor.

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  14. Aprendemos que a flor tem a função de produzir sementes através da reprodução sexuada. Fomos capazes de ver o ovário da flor, no caso a Hibiscus sp e os grãos de Polém.

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  15. Esta aula, no quesito beleza, é umas das mais bonitas. Pois vemos que uma flor não é bonita só por fora.

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  16. a flor e uma parte da plantas onde e produzida através da reprodução sexuada,e ai que ocorrem, a representação da semente .

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  17. A função de uma flor é a de produzir sementes através da reprodução sexuada, é a flor o aparelho reprodutor das gimnospermas e angiospermas.
    Nas gimnospermas, as flores são incompletas, não possuem sépalas e pétalas, não produzem os óvulos dentro de um ovário, não formam os frutos.
    Nas flores das angiospermas os óvulos produzem sementes e formam se formam dentro do ovário e depois transformam em fruto.
    Na constituição de uma flor completa há:
    _ Órgão reprodutor feminino, Carpelo.
    _ Órgão reprodutor masculino, Antera.
    _ No órgão reprodutor masculino ficam os grãos de pólen, que se fixam nos pelos que existem no Carpelo, facilitando a fecundação.

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  18. A oosfera fecundada pelo núcleo do grão de pólen da origem a semente, e o ovário dá origem ao fruto. Ela pode receber pólen delas mas é preferível receber de outras. Nesta aula além de receber e constatar estas informações, também tiramos o cálice com corte longitudinal e pudemos conhecer na flor o carpelo(feminino) e a antera(masculino).

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  19. A flor é o aparelho reprodutor dos vegetais mais evoluídos, que são as Gimnospermas e as Angiospermas.

    Nas Gimnospermas, que surgiram primeiro, as flores são incompletas, pois além de não possuirem sépalas e pétalas, que formam o revestimento externo, não produzem os óvulos dentro de um ovário, não formando, portanto, frutos.
    As Angiospermas, por outro lado, surgiram mais tarde e suas flores são completas, nelas os óvulos, que irão produzir as sementes, se formam dentro de uma estrutura fechada, o ovário, que irá se transformar no fruto.

    Origem das flores

    As flores se originam de gemas ou botões florais localizados em posições diversas, geralmente nas extremidades dos ramos.

    Constituição de uma flor completa

    Pedúnculo - é ramo de caule em cuja extremidade a flor se forma
    Receptáculo - exctremidade do pedúnculo onde as peças da flor se fixam
    Sépalas - folhas modificadas, geralmente verdes, cuja função é de proteção. As sépalas fecham botão floral antes que este se abra. Seu conjunto denomina-se cálice
    Pétalas - folhas modificadas, geralmente coloridas, cuja função é proteger os órgãos reprodutores e atrair pássaros ou insetos, que irão transportar os grãos de pólem de uma flor a outra. Seu conjunto forma a corola.
    Estames - folhas modificadas que são os órgãos reprodutores masculinos do vegetal e cuja função é produzir os grãos de pólen. O conjunto dos estames é chamado de androceu
    Carpelos - órgãos reprodutores femininos que formam um ovário onde serão produzidos os óvulos.O conjunto dos carpelos forma o gineceu ou pistilo.

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  20. Nesta aula aprendemos que a flor é a estrutura reprodutora das plantas . E a flor é o aparelho reprodutor dos vegetais mais evoluídos que são gimnosperma e angiosperma,as flores se originam de gemas ou de botões florais localizadas em posições diversas.

    Thais Gabriele Nunes Pereira

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  21. Nesta aula prática aprendemos sobre a anatomia da flor. Onde a flor, é uma estrutura reprodutora característica das plantas denominadas espermatófitas ou fanerogâmicas. e o principal objetivo desta aula prática foi reconhecer os diferentes tipos de estruturas florais no Hibiscus sp. E a constituição completa de uma flor é: Carpelo: Orgão reprodutor feminino e a antera que é o orgão reprodutor masculino. No meu ponto de vista de todas as aulas práticas vistas até agora esta foi a mais bonita.Muito interessante.

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  22. Na aula prática de número 11 vimos que a flor (Hibiscus) na sua forma estrutural quanto fisiológica apresenta pétalas, sépalas, estames e carpelos, possui anteras (órgão masculino), carpelo (órgão feminino), ovário e oosfera.
    Para que a flor possa produzir sementes as anteras (onde estão localizados os grãos de pólen) precisam fecundar os capelos através de eventos naturais, onde vão passar pelo ovário e assim fecundar a oosfera formando a semente.

    Franciele Santos Ribeiro

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  23. nesta aula aprendemos sobre a anatomia das flores.A função delas é a de produzir sementes através da reprodução sexuada.Podemos saber que as plantas tem a semente representando o embrião,e a mesma é o principal meio pelo qual as espécies angiospermas e gimnospermas irão se perpetuar e propagar!As gimno e angiospermas formam o grupinho chamado espermatófitas, todas possuindo flor,mas...a organização interna das flores é muito diferente entre as duas espécies do grupo.Bem o objetivo da aula foi reconhecer os diferentes tipos florais no Hibiscus sp. e assim compará-la com as demais angiospermas na condição de conhecer a sua anatomia.

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  24. Na aula prática 11 vimos a parte anatômica da flor de Hibiscus sp. vimos as anteras que são órgãos reprodutores masculinos onde é produzido o pólen, vimos também os Carpelos que são órgãos reprodutores femininos que formam um ovário onde serão produzidos os óvulos.

    mas o mais interessante desta aula foi quando observamos os grãos de pólen no esteromicroscópio, nenhuma outra aula prática anterior em termos de estética se compara aos parâmetros desta flor.

    Mateus E. S. Lidório

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  25. Na prática,11 observamos a estrutura reprodutora das plantas estudamos o hibiscus, vimos os órgãos reprodutores masculinos onde é produzido o pólen ,o hibiscus também apresenta pétala , sépalas, estames e carpelo.

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  26. nessa aula aprendemos a reconhecer diferentes tipos de estruturas florais no Hibiscus as anteras e recolher alguns grãos de pólen.
    uma flor típica de angiosperma é composta por quatro tipos de folhas modificadas, para produzir e proteger os gametas: sépalas, pétalas, estames e carpelos, após a fertilização e transformação de algumas das suas partes, a flor dá origem a um fruto que contêm as sementes.

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  27. Nesta aula compreendir capacidade das plantas de perpetuarem suas especies, criando mecanismos para facilitar sua reprodução. Vimos estruturas da flor hibiscus e entendemos sobre sua reprodução.

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  28. Anatomia da flor,observamos as estruturas que fazem parte da flor
    reconhecendo os tipos de estruturas.

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